Competições

INTERMED

A INTERMED é uma competição de âmbito esportivo que envolve as onze melhores faculdades de medicina do Estado de São Paulo, em se tratando de esporte. Resultado do árduo esforço e dedicação de todas Comissões Organizadoras, do empenho e talento dos seus atletas, e, principalmente, do apoio das cidades que as sediaram, a INTERMED firmou-se como a maior competição poliesportiva universitária da América Latina. Hoje, uma das maiores responsáveis pela evolução das atléticas participantes, a INTERMED destaca-se também, por acabar completando a formação dos acadêmicos das onze maiores faculdades de medicina do Estado de São Paulo, em termos esportivos. Essa competição conta com as seguintes modalidades: Atletismo, Baseball, Basquete, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez. A PRÉ-INTERMED é considerada uma competição classificatória para a INTERMED em que o primeiro, segundo e terceiro colocados se classificam para disputar a INTERMED e os três últimos colocados da INTERMED têm de se classificar de novo para esta competição por meio da PRÉ-INTERMED no ano seguinte. As dezenove faculdades envolvidas nessas competições pertencem à LEAMESP, uma liga que engloba as principais faculdades de medicina do estado de São Paulo.

COPAMED

A COPAMED é uma competição poliesportiva disputada no Estado de São Paulo e realizada entre os alunos devidamente matriculados nas faculdades fundadoras da competição, ocorre anualmente no período correspondente ao feriado nacional de “Nossa Senhora Aparecida” (12 de outubro). As faculdades fundadoras são: Faculdade de Medicina de Santo Amaro (FMSA), Faculdade de Medicina de Bragança Paulista (USF), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (UMC) e Faculdade de Medicina de Taubaté (UNITAU), outras faculdades podem participar de uma edição da competição desde que a aprovação pela Comissão Organizadora seja unânime. Esta competição teve início na década de 90 com o objetivo de estreitar os laços entre as faculdades participantes e aumentar a representação destas frente a LEAMESP (Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo). As modalidades disputadas são as mesmas das outras grandes competições de medicina. Apesar do clima amistoso, esta competição é organizada e disputada de uma forma extremamente séria e profissional, além de ser regida pelas normas de um estatuto próprio, assim como as outras grandes competições universitárias. Além da disputa pelo título e todas as emoções que uma competição proporciona, a COPAMED serve como uma forma de aprendizado para as atléticas envolvidas, pois exige organização e empenho em todas as fases da competição, desde sua organização e planejamento nas reuniões agendadas até o controle financeiro, patrimonial e esportivo durante os jogos.

INTERCALO

A INTERCALO é uma competição poliesportiva realizada normalmente no feriado nacional do “Dia do Trabalhador”, onde só os calouros representam a faculdade em quadra. As modalidades são as mesmas encontradas nas outras grandes competições. Nessa oportunidade, os calouros começam a entender o que significa representar a Medicina Santo Amaro e honrar suas cores frente às outras faculdades participantes. O papel dos veteranos nesse momento é torcer, incentivar suas equipes e fazer o papel de comissão técnica, tornando essa uma competição única para todos os alunos.

Durante o ano…

É importante lembrar que ao longo do ano, todos os times participam de campeonatos universitários paralelos para elevar o nível de preparação para as maiores competições, como a NDU, que envolve muitas faculdades do estado de São Paulo e propicia campeonatos semestrais em todas as modalidades de quadra; o TUNA, campeonato universitário de atletismo com várias edições no ano; TopSwim, campeonato universitário de natação… entre outros.